Professores - FEUFF

Bruno Alves Dassie

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1998), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, história da educação matemática, Euclides Roxo, ensino secundário e educação matemática.

Eliane Moreira da Costa

Mestre em Educação na área de Metodologia de Ensino. É Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense onde também exerce a função de Professora nos cursos de Matemática e de Pedagogia. Como Professor Adjunto vem se dedicando à formação de professores de Matemática sob a perspectiva de que é possível ensinar e aprender Matemática com qualidade, alegria e prazer. Por 16 anos tem divulgado, através de workshops, oficinas e cursos, a proposta de trabalhar Matemática através do Origami, sendo coordenadora de Subprojetos de Ensino voltados para as Escolas Públicas, dentro ou fora da cidade de Niterói.

Flávia dos Santos Soares

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro , onde cursou a Licenciatura e o Bacharelado (1998). Em 1999 iniciou o Mestrado em Matemática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, concluindo o curso em 2001. Tem experiência na área de ensino de Matemática na educação básica e superior, e pesquisa principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática e do ensino de Matemática no Brasil, Livros Didáticos, História da Formação e Profissionalização do Professor de Matemática no Brasil. É Doutora em Educação na PUC - Rio desde 2007, tendo sido orientada pelo Professor João Bosco Pitombeira de Carvalho. É professora adjunto I da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Maria Antonieta Pirrone Tavares

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense 1984) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1991). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense, atuando nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Foi Secretaria Geral da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio de Janeiro ( SBEM / RJ) no biênio 95/96 e vice-chefe do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE/ ESE /UFF) no biênio 96/97. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática da UFF e do Centro de Aprendizagem, pesquisa e extensão-cultura,corpo, arte e brinquedos em Educação da UFF. Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Formação inicial e continuada de professores de Matemática, Métodos e Técnicas de Ensino de Matemática, Didática da Matemática, atuando principalmente na criação de jogos . Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de jogos para o ensino de Matemática.

Maria Cecília de Castello Branco Fantinato

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Fluminense, atuando na Faculdade de Educação, no curso de Pedagogia e na Pós-Graduação Stricto Sensu, e também na Especialização do Instituto de Matemática. Desde janeiro de 2009 atua como vice-coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFF. É lider do NEPEM-UFF, grupo de pesquisa do CNPq, coordenando o Grupo de Etnomatemática da UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomatemática, educação matemática, educação matemática de jovens e adultos, formação contínua do educador e pesquisa etnográfica.

Professores - INFES-UFF

Fabiano dos Santos Souza

Fabiano dos Santos Souza é Professor Assistente II da Unversidade Federal Fluminense do Departamento de Educação Matemática da UFF - GEM do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES. Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em março de 2007, concluiu a especialização em Matemática para Professores do Ensino Médio e Fundamental pela Universidade Federal Fluminense em 2003, com aperfeiçoamento em matemática pela Sociedade Brasileira de Matemática em 2003. Terminou a graduação em Matemática pela UERJ em 2001. Coordenador Local do Curso de Formação Continuada Saberes em Diálogo UFF-MEC. Atua na área de Educação Matemática e Educação Estatística. Atual membro do Grupos de Pesquisas: (i) Instâncias de Socialização, Políticas Públicas e Movimentos Sociais, liderado pelo Professor Dr. Pablo Silva Machado Bispo dos Santos; (ii) GEMAT-Pádua, liderado pelo Professor Dr. Claudio Saiani. Trabalha como membro do Grupo de Trabalho, o GT12 - Ensino de Probabilidade e Estatística, grupo que desenvolve pesquisas sobre Educação Estatística, filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, liderado pela Professora Dra. Cileda de Queiroz e Silva Coutinho.

Vinicius Mendes Couto Pereira

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Graduado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal Fluminense.

Colaboradores - IME UFF

Humberto José Bortolossi

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1990), Mestrado em Matemática pelo IMPA (1994) e Doutorado em Matemática pela PUC-Rio (1999). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal Fluminense e professor bolsista do CEDERJ. Tem experiência nas áreas de Matemática e Ensino da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geometria, softwares didáticos, geometria dinâmica, visualização e otimização não-convexa. Atualmente é coordenador do projeto de Conteúdos Digitais para o Ensino Médio da Universidade Federal Fluminense e coordenador do Instituto GeoGebra do Brasil no Estado do Rio de Janeiro.

Wanderley Moura Rezende

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1994) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense, professor-coordenador de disciplina e vice-coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFF/Consórcio Cederj. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de cálculo, cálculo, ensino de matemática, epistemologia e história do cálculo e novas tecnologias no ensino de matemática.